Guia para criar um bom Blog

Já faz um bom tempo desde que eu não participo de alguma blogagem coletiva, e isso é devido a diversos motivos, como falta de motivação com o blog, ou até mesmo por ver poucos temas bacanas para abordar sobre. Mas recentemente, dando uma olhada num grupo de Facebook que tanto amo, o Daydream, vi uma blogagem coletiva que me encheu os olhos, de tema livre, mas com um caminho a seguir, “Um guia para…“, e foi ai em que tive a ideia de falar sobre Blog. Talvez eu nem seja a melhor pessoa para falar sobre isso no momento, devido a minha falta de motivação ou até mesmo por causa do meu atual e eterno bloqueio criativo. Mas acredito que pelo fato de já estar com o blog há um bom tempo, sei que posso falar sobre com propriedade e ajudar muitos que tenham vontade de iniciar no mundo da blogosfera.

No início do ano passado, eu fiz uma postagem aqui no blog falando justamente sobre o mundo da blogosfera e de como ter um conteúdo de qualidade. Então caso você não me acompanhe desde essa época, ou até mesmo tenha perdido a postagem, indico para conferir clicando aqui, porque modéstia parte, fiz um conteúdo bem enxuto e bacana sobre o assunto.

Antes de tudo, as duas primeiras perguntas que você precisa pensar sobre, na hora em que deseja criar um blog são:

  • Porque blogar?
  • Sobre o que blogar?

Essas duas perguntas são extremamente importantes na hora de traçar o seu caminho na blogosfera. Pois é a partir delas que você vai criar um blog incrível e com um conteúdo mais incrível ainda. Como em qualquer área de trabalho, ou até mesmo da vida, precisamos sempre traçar nossos objetivos para criarmos motivação para seguirmos em frente. E saber porque você quer blogar e sobre o que blogar, é extremamente importante para isso. Outro ponto muito importante de quando você descobre sobre o que você quer blogar, é pelo fato de que a partir desse momento, você descobrirá qual será o seu nicho de seguimento na blogosfera, e principalmente, qual o seu público alvo.

E é a partir dessas perguntas que o seu blog torna-se mais seu do que nunca, pois é ai em que ele terá a sua essência, ele será único, assim como você. Ter inspirações e buscar por inspirações é sempre algo importante para manter a nossa “luzinha”  da criatividade acessa, mas criar um conteúdo único tornará o seu blog uma referência.

Quando você já souber perfeitamente sobre o porque quer blogar e sobre o que quer blogar, você irá partir para as quatro e últimas etapas, sendo elas:

  • Nome do Blog;
  • Registro e Hospedagem;
  • Layout;
  • Blogar.

Na hora de escolher um nome para o Blog é importante saber se ele tem a ver com o conteúdo que será abordado no mesmo, mas que ainda assim, não seja um nome muito difícil, tanto para se falar, quanto para decorar. E apesar de as vezes você achar que um nome em inglês fique mais charmoso, é sempre bom se lembrar de que nem todo mundo sabe inglês e que isso pode acabar dificultando bastante na divulgação, principalmente quando for de boca a boca. Uma dica é pensar sempre em nomes curtos ou até mesmo no seu próprio nome e sobrenome.

Acredito que o registro e a hospedagem, são umas das etapas fundamentais para um blog, pois é com ele que você terá sua liberdade de criação. É justamente nessa etapa que você vai pensar se você quer um blog limitado, mas de graça, ou um blog com uma infinidade de opções, mas tendo que pagar por uma hospedagem e um registro próprio. Geralmente um registro custa anualmente em média R$30,00, sendo ele .com ou .com.br, já uma hospedagem, depende muito do plano em que você escolhe para contratar, podendo ser anual ou mensal. Para não ter arrependimentos futuros, tenha consciência e pesquise bastante antes de contratar qualquer serviço, seja ele de registro ou de hospedagem.

Depois de passar por todas essas decisões, chegou a hora de pensar em como você quer que seja o visual de seu blog, o design pelo qual você quer ser reconhecido. Você não precisa iniciar contratando serviços, principalmente dos mais caros, mas se é algo que você pode e quer fazer, bacana, vá em frente. Mas se não é algo que você possa investir, busque tutoriais na internet e se vire, você é capaz de fazer tudo que deseja, e com o tempo você vai ter o seu blog exatamente do jeito que você pensou, ou muito próximo disso. Seja o layout por completo, ou simplesmente uma logo, a criatividade não tem limites, você vai conseguir.

E finalmente chegamos à parte mais fácil de todas, ou não, mas garanto que se você passou por todas essas escolhas, blogar vai ser tirado de letra por você. Pesquise e tenha propriedade sobre o que irá falar. Pois essa é a hora em que você irá colher frutos do seu trabalho, dedicação e também vai perceber o quanto valeu a pena toda essa jornada até ali. Eu te garanto! Uma dica que dou é tentar deixar várias postagens prontas e agendadas, para estar sempre alimentando o seu blog com conteúdo novo, mas caso não consiga colocar tal em prática, não se preocupe, pois fazer as coisas no seu tempo é o que vale. Aliás, não se esqueçam de pensar em formas de divulgar o seu trabalho nas redes sociais, para assim conquistar mais ainda um público para chamar de seu. E não surte, pois os frutos vêm com o tempo.

Então se você quer fazer parte dessa blogosfera que transborda amor, já sabe o que fazer. Não perca mais tempo e se joga, pois eu tenho certeza que irá amar. E para finalizar, eu queria saber de vocês, meus leitores, se tem alguma dica para ajudar as pessoas a criarem um bom blog. Me contem nos comentários, pois eu acredito que as dicas de vocês vão ajudar mais ainda quem precisa.

Um grande beijo para todos vocês, meus amores, e até a próxima! ♥
Fanpage ┊★ Instagram Bloglovin

Se inscreva no blog via email!

Comments

  1. Responder

    Eu acho que é bem por aí mesmo.

    O principal é ter um conteúdo legal e próprio mas esses aspectos como layout e domínio para mim fazem toda a diferença. Acho que passa uma imagem de coisa mais profissional e o resto a gente vai melhorando com o tempo. :’)

    Beijos!

    1. Responder

      Realmente, um layout bacana e um domínio faz total diferença mesmo. ♥
      Um beijo grande!

  2. Responder

    Eu amei seu post, já passei destas etapas e compreendo bem o bloqueio criativo. Blogar é uma das coisas que mais amo fazer, me faz muito bem. Foi uma decisão maravilhosa que tomei na minha vida. Beijão

    1. Responder

      Bloqueio criativo é sempre um vilão né?!
      Um beijo grande pra ti ♥

  3. Responder

    Adorei o seu post, achei ele super completo!
    Parabéns pelo blog 😉
    http://www.conversadecloset.com.br/

    1. Responder

      Fico feliz que tenha gostado guria, um beijo grande pra ti ♥

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *